Flamengo vai jogar contra campeão africano ou asiático no Mundial se for campeão da Libertadores

Caso conquiste a Libertadores, Flamengo ou Grêmio estreará no Mundial de Clubes contra o vencedor do confronto entre o Espérance, da Tunísia (campeão da África), e o campeão asiático. O chaveamento foi definido em sorteio na manhã desta segunda-feira. Antes, os brasileiros precisãro disputar uma vaga no torneio contra os argentinos Boca Juniors e River Plate, os outros semifinalistas da competição da Conmebol.

Em tese, o chaveamento favoreceu aos brasileiros, que não precisarão encarar um clube mexicano de maneira precoce. O Monterrey, que venceu a Champions da Concacaf, aparece como o virtual adversário do Liverpool, campeão da Champions League, na semifinal.

Antes, os mexicanos precisarão duelar com o vencedor do confronto entre Al Sadd (campeão da Qatar Stars League) e Hienghène Sport (campeão da Champions da Oceania) — o único duelo da primeira fase.

O atual Mundial de Clubes, a ser disputado no Qatar entre 11 e 21 de dezembro, será o penúltimo no atual formato. Para estar lá, os brasileiros medirão forças na semifinal da Libertadores (jogo de ida em 2/10 e o de volta, em 23/10). A decisão do torneio da Conmebol se dará em jogo único, em Santiago (Chile), no dia 23 de novembro.

Confira a tabela do Mundial de Clubes
1ª fase (11 de dezembro)
JOGO 1 — Al Sadd (Qatar) x Hienghène Sport (Nova Caledônia)

2ª fase (14 de dezembro)
JOGO 2 — Monterrey (México) x VENCEDOR DO JOGO 1

JOGO 3 — Espérance (Tunísia) X Campeão da Ásia

Disputa de 5º lugar (17 de dezembro)
JOGO 4 — PERDEDOR DO JOGO 2 x PERDEDOR DO JOGO 3

Semifinais (17 e 18 de dezembro)
JOGO 5 — Campeão da Libertadores x VENCEDOR DO JOGO 3

JOGO 6 — VENCEDOR DO JOGO 2 x Liverpool

Disputa de 3º lugar (21 de dezembro)
JOGO 7 — PERDEDOR DO JOGO 5 x PERDEDOR DO JOGO 6

Final (21 de dezembro)
JOGO 8 — VENCEDOR DO JOGO 5 x VENCEDOR DO JOGO 6